quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Crianças X Apartamentos


Júlio em um dia no parquinho...


O "voo" de uma criança de uma criança é muito é muito mais abrangente do que um espaço restrito de um apartamento.  ( Folhinha de S. Paulo, edição 20 de fevereiro de 1966).


O motivo deste post relaciona-se com a nova realidade em que me encontro.
Tenho um filho de quatro anos, cheio de energia e que ama correr e precisa de um espaço físico para que esta energia seja gasta, porém o apartamento em que moramos não possui estrutura, aliás, parece que nem foi projetado para crianças viverem nele, pois nem play existe. Fato é que estamos temporariamente morando aqui, mas este temporário pode se estender por três anos.
Em menos de um mês sinto diferença no comportamento dele, vale afirmar que sempre moramos em casa e esta experiência é nova inclusive para mim. O apartamento em que moramos é novo e somos os primeiros moradores, ou seja não temos nem "vizinhos" ainda para dar bom dia.
Daí que surge a necessidade de buscar novas alternativas, antes que ele, (leia-se eu) enlouqueça...
Geralmente, o Júlio é uma criança amável, tranquila dentro de um padrão normal para uma criança de quatro anos. Mas  nestes últimos dias ele está birrento, agressivo em sua forma de falar, entendiado. Quando sai ao ar livre, parece aqueles cachorrinhos que vive acorrentado e quando em liberdade, corre em disparada. Pior que nestes últimos dias tem chovido muito, e assim como o prédio não foi projetado para crianças viverem nele, a cidade em que moro também parece não importar-se com isso, pois há poucos espaços apropriados para levá-las.
Minha infância foi em um colégio agrícola, com direito a um quintal cheio de árvores frutíferas, animais por todos os lados e muito mato para ser explorado e amigos para compartilhar aventuras sem fim.
Lamento não proporcionar tudo isso ao meu filho e sua realidade ser tão diferente da minha, mas no fundo acredito que posso fazer alguma coisa para tornar sua infância melhor.
Espero conseguir criar momentos especiais que fiquem gravados em sua memória como bons momentos a serem lembrados.
Veja aqui um pouco mais sobre este assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário